quinta-feira, 5 de março de 2009

Você quer uma vida nova?

Ontem uma amiga me chamou no MSN perguntando se eu queria ganhar dinheiro fácil. Uma pergunta dessas não pode ser coisa boa, certo? Bom, dei uma chance. Tratava-se de uma pesquisa de mercado, um focus group, para uma empresa x. Liguei para a responsável pelo recrutamento e passei meus dados. Até aí, tudo bem, mas... no fim das perguntas, ela me falou : “olha só, para você poder participar da pesquisa terei que alterar algumas coisinhas do seu perfil, ok?”. Ok. Só que ‘algumas coisinhas’ se transformaram em TUDO.
Alguns exemplos:

Verdade: sou publicitária
Verdade para a pesquisa: sou administradora
Verdade: meu pai é jornalista
Verdade para a pesquisa: meu pai é sócio-proprietário de uma empresa de entregas rápidas

Verdade: tenho um palio 2006
Verdade para a pesquisa: tenho um palio 2006 e um corola 2008

Verdade: minha casa tem 2 banheiros, 2 televisões, 2 rádios e uma diarista
Verdade para a pesquisa: minha casa tem 3 banheiros, 4 televisões, 3 rádios e uma mensalista

Agora você me diz, que pesquisa que vai sair disso?? A recrutadora simplesmente adapta a pessoa ao perfil que ela precisa, sem se preocupar na qualidade do serviço. Ela sai com o dinheirinho dela e está tudo certo. Como profissional de comunicação, fiquei indignada com a atitude da certa fulana. A pesquisa de mercado, feita com seriedade, é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento de estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a concorrência, enfim, obter informações que possam orientar, não só a formulação de um plano de marketing, como a tomada de decisões mais cotidianas, tanto na abertura como na expansão de um negócio.

Entendo que uma publicitária não possa participar dessas pesquisas, mas então altere apenas minha profissão e não minha vida toda, ou então seja ética e diga que infelizmente não poderei participar. Após ter uma vida nova, passei o contato para outra amiga para ver o que aconteceria. Dito e feito, a ‘coitada’, que mora sozinha, tem um apartamento com 4 banheiros, 4 rádios, 4 televisões e por aí vai. Veja se isso faz sentido?! Não é por menos que o método perdeu muita credibilidade perante as empresas. Um estudo da Gauss Consulting e da Omni Marketing sobre a credibilidade das pesquisas mostra justamente isso. Foram ouvidas 133 empresas diferentes, divididas em micro, pequeno, médio e grande porte dos setores de Indústria, Comércio e Serviço.
Foi detectado que:
• Dos profissionais que utilizam pesquisas de mercado, apenas 50% confiam nas conclusões e recomendações dos relatórios apresentados pelos Institutos
• Apenas de 28% das pequenas e médias organizações se baseiam nas recomendações dos Institutos, o que leva a conclusão de que apenas grandes empresas fazem o uso corrente de pesquisa.
• Dessas, apenas 40% delas confiam nos resultados. Ou seja, o restante se baseia, apesar de não confiar.
• Entre os entrevistados que declararam já terem tomado decisões baseadas em pesquisa, 30,5% deles disseram ter errado nas decisões.
Diante desses dados, é totalmente compreensível a baixa credibilidade desta prática tão importante para a tomada de decisões mercadológicas.
Abraços,
Lú Merten

Um comentário:

  1. Hola chicas... soy María. Este es la lectura que quería entender que decía "Você quer uma vida nova?"
    Encontré la nota... no la encontraba!!!!
    BESOS Y EXITOS
    Maríaaaa

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