segunda-feira, 27 de abril de 2009

Conectando

O iPhone se tornou ainda mais revolucionário com o surgimento dos seus aplicativos, os chamados iPhone Apps. Esses programinhas fizeram do celular da Apple um aparelho capaz de se transformar, virtualmente, em qualquer coisa que você queira. Não é à toa que a App Store está comemorando a marca de 1 bilhão de downloads de aplicativos para os mais de 20 milhões de aparelhos vendidos no mundo todo.

Diante de tanto sucesso, as marcas não poderiam ficar de fora. Desde o ano passado, diversas empresas vem criando seus aplicativos gratuitos - os Branded iPhone Apps. As iniciativas são parte de estratégias para entregar a comunicação como um serviço, envolvendo os consumidores em todos os pontos de contato.

Os aplicativos mais simples tem funções básicas, como protetores de tela e notícias em tempo real. Já os mais avançados se aproveitam das peculiaridades do aparelho (touch-screen, GPS, camera, microfone, etc) para criar experiências realmente interessantes.

A base de tudo deve ser uma grande idéia, capaz de gerar valor através do entretenimento, utilidade ou valor social. Um bom aplicativo é aquele que ajuda as pessoas a poupar tempo, ou as faz querer desperdiçar seu tempo. Se não trouxer conteúdo relevante, a iniciativa será logo será esquecida.

Alguns exemplos interessantes:

Bradesco Seguro Auto

Aplicativo com várias funções úteis para os motoristas brasileiros (não é necessário ser cliente do Bradesco Seguros). Com apenas um toque, ele lista os postos de combustível, estacionamentos e oficinas mais próximos. Isso é feito através da tecnologia de localização do próprio iPhone (GPS no modelo 3G ou a triangulação de antenas no Classic). Além disso, possui vídeos com dicas para se proteger no trânsito e economizar com o carro.





Virtual Zippo Lighter

O aplicativo nada mais é do que um Zippo virtual. Em uma simulação perfeita, é possível escolher um dos modelos existentes e, com o toque dos dedos, você consegue abrir o isqueiro, acendê-lo, e com movimentos (usando o acelerômetro) é possível balançá-lo, abrir e fechar a tampa. Não poderia faltar, é claro, o barulho característico do Zippo real.





Mastercard ATM Hunter
Ajuda os clientes do cartão a encontrar os caixas eletrônicos mais próximos do local onde estão. Além disso, informa quais caixas cobram taxa de transação e quais não, se há acesso para cadeiras de rodas, horário de funcionamento e outras informações úteis.



Existem milhares de outros aplicativos. Quem quiser compartilhar algum Branded iPhone App que acha interessante, é só deixar um comentário.
Beijos,
Lú Merten

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails