sábado, 21 de março de 2009

O grunge está de volta

O estilo imortalizado na década de 90 pelas bandas de rock independente provenientes de Seatlle, como Pearl Jam, Alice in Chains e, é lógico, a principal e mais influente delas, Nirvana, está de volta. A revista Vogue Brazil deste mês anuncia o retorno do grunge, apresentando na sua capa a top internacional da vez, a modelo inglesa Agyness Deyn (pooodre de cool, considerada a nova Kate Moss, but, isso é assunto para outro post).

Para os da minha geração (20 e poucos anos bem vividos), faço a pergunta: quem não teve, na década de 90, seu momento grunge da vida? Bom, pois eu conto para vocês que eu já tive minha fase grunge, era fã incondicional de Nirvana, em especial do vocalista Kurt Cobain, e adotava o estilo roupas xadrez, flanela, saião e coturnos.

Sim, na época, tudo isso era muito cool. Ainda hoje gosto muito de Nirvana, acho que Kurt foi um gênio, um gênio perturbado, que, infelizmente, não soube dar seguimento a sua trajetória de sucesso. Não se pode negar que a banda influenciou toda uma geração, marcou a história da música, do rock e também da moda. A canção mais famosa, que consagrou o Nirvana no cenário da música e no mundo todo, "Smells Like Teen Spirit" está entre as 20 melhores músicas da história, além de ser considerada a segunda melhor música dos últimos 20 anos. O álbum "Nevermind" (1991), vendeu até 2008 cerca de 25 milhões de cópias. A banda vendeu aproximadamente 60 milhões de álbuns no mundo todo até hoje. Além disso foram responsáveis por um dos mais famosos unpluggeds da história da MTV, o “Nirvana MTV Unplugged in New York”.

O novo grunge vem repaginado, com um toque de glamour. A Vogue anunciou a chegada do novo grunge, o “glunge”, que seria a equação grunge + glam = glunge. A essência continua sendo a mesma, muito xadrez, sobreposições, jeans com cara de surrado, proporções oversized, a cor cinza e botinas pesadas, entretanto agora adicionando acessórios mais “chiquezinhos”, alguma peça em um tecido mais nobre, dando o contraponto no estilo. A tendência já pode ser vista sendo utilizada por muitos adeptos nas ruas das principais megalópoles e passarelas.


Juliana Jabour - inverno 2009 e Vide Bula - inverno 2009


Juliana Jabour - inverno 2009 e Auslander - inverno 2009



Saludos,

Naty Gonzaga

Um comentário:

  1. Bá, adorei esse teu post!
    Resgates de moda é o que há. E acho muito cool esse mix entre despojado e chic.

    Beijos,
    Re.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails